Lectura: 13 min
Datos sobre opciones de envío y transporte internacional
Tomar la decisión adecuada a la hora de elegir a la mejor empresa de transporte internacional para su expedición debe encabezar su lista de prioridades cuando necesita transportar mercancía comercial o enseres de un lugar o país a otro.
---

Nos últimos anos, o transporte internacional tornou-se uma atividade mais organizada e profissional. De acordo com esta realidade, clientes particulares e empresas que efetuam importações e exportações dependem bastante desta solução quando necessitam de transportar cargas comerciais e outros bens para outro país. É importante salientar que a expressão “transporte internacional” é utilizada como um termo mais geral que engloba questões alfandegárias, expedição de mercadorias e fretes, transporte de contentores, despacho por via aérea, entre outros.

Fazer a escolha certa sobre a melhor transportadora internacional de mercadorias para a entrega da sua encomenda é uma etapa que deve estar no topo da lista das suas prioridades quando pretender enviar uma carga de um país para o outro. Caso queira transportar uma mercadoria dos Estados Unidos da América para Portugal, ou para e entre outros países, é crucial que esteja a par de todos os detalhes das políticas alfandegárias, regulamentos governamentais e outros fatores aplicáveis relacionados com as opções de transporte internacional disponíveis. Embora a maioria das empresas de transporte tenham o conhecimento e a experiência de como efetuar este serviço para diferentes locais do globo, e ajudem com a documentação solicitada para o efeito, é preciso que esteja familiarizado com o processo de expedição desta envergadura, de forma a salvaguardar qualquer inconveniência durante a realização do serviço.

As primeiras preocupações colocadas pela grande parte dos clientes, que utilizam serviços de transporte de mercadorias de âmbito internacional, são a conveniência, o custo e a segurança – sem dúvida alguma, este procedimento revela-se algo complexo pela necessidade de preenchimento de documentação específica. No entanto, com a ajuda dos profissionais do setor, é possível tomar uma decisão acertada e segura de acordo com as suas pretensões: a sua experiência e competência no ramo permite avaliar e selecionar a opção com a melhor relação custo-eficiência e o método de envio que consiga reduzir o valor do transporte de acordo com as limitações do mesmo.

O processo de despacho de uma mercadoria depende, maioritariamente, do ponto de destino e da natureza dos itens que pretende enviar, atentando para os diversos regulamentos existentes nos vários países – por exemplo, os procedimentos estipulados para transportar para a Europa são diferentes dos utilizados para expedir uma mercadoria para a Ásia. Desta forma, mesmo com alguma experiência no envio de encomendas a nível internacional, recomenda-se a revisão dos constrangimentos de transporte intercontinental. A melhor maneira de terminar este processo está dependente da seleção correta de uma transportadora, sendo que, atualmente, existem muitas e diferentes opções concordantes com o ponto de destino. Os parâmetros de escolha são:

  • Especialização;
  • Método das operações no país de destino;
  • Instalações para a carga e descarga da mercadoria;
  • Assistência no preenchimento da documentação;
  • Credibilidade no mercado dos transportes;
  • Referências;
  • Suporte contínuo no decurso do transporte.

Todo o processo que envolve o transporte internacional de mercadorias pode ser complexo de gerir e, em simultâneo, se realizado de forma adequada, pode ser bastante simples – tal implica entregar a sua carga a uma transportadora com total confiança de que a mesma chegará ao local indicado de forma rápida e eficiente, dentro do tempo de trânsito acordado. A maioria dos clientes particulares e das empresas preferem contratar serviços de transporte que ofereçam várias opções de expedição. A adjudicação de uma companhia com uma operação logística que permite o acesso terrestre, aéreo e marítimo, permite poupar dinheiro, tempo e evitar qualquer contratempo no despacho da encomenda.

 

Opções de Transporte de Mercadorias

As empresas de transporte internacional de mercadorias disponibilizam serviços por via marítima, terrestre e aérea, tendo a capacidade e a qualidade para lidar com todos os tipos de itens e fornecem soluções com apenas uma paragem no caminho para os clientes que exigem o transporte dos seus artigos de um ponto para o outro (ponto A para o ponto B). Muitas das pequenas e grandes empresas contratam os serviços das companhias confiáveis e rápidas para manter o negócio a correr na máxima eficiência de maneira a atrair o maior lucro possível. Ora, qualquer transportadora com reputação neste setor irá trabalhar para atender as necessidades dos seus clientes e providenciar opções de expedição seguras entre países e outras partes do mundo, para assegurar a entrega no período acordado sem qualquer dano na mercadoria. Na maioria dos casos, deverá contratar os serviços de uma empresa de transporte que ofereça mais do que uma solução.

Existem três grandes opções para o transporte internacional de mercadorias. Dependendo da natureza do pedida, normalmente, o despacho de uma carga requer apenas uma das soluções. O transporte de bens a uma curta distância, dentro do mesmo país ou de um país vizinho para outro, irá exigir menos logística do que enviar artigos para outras regiões do globo.

 

Transporte terrestre

Esta opção é a mais barata e mais eficiente quando a distância entre os pontos de recolha e entrega é relativamente pequena e, também, quando o tempo não se assume como a maior preocupação. Um excelente exemplo é qualquer mercadoria transportada dentro da mesma cidade ou de um distrito para o outro, ou, até mesmo, entre fronteiras de países vizinhos.

Os serviços apresentados pelas empresas de transporte terrestre são, habitualmente, mais baratos e apresentam maior flexibilidade na escolha do horário. Ademais, há a possibilidade, se necessário, de solicitar camiões com climatização controlada. Por outro lado, no que diz respeito ao tempo, o transporte por via terrestre não é aconselhável para itens frágeis ou grandes distâncias.

 

Transporte aéreo

As companhias aéreas oferecem os serviços de transporte mais rápidos: disponibilizam espaço com controlo de temperatura e lidam com mercadorias de grandes dimensões e volume com facilidade – neste caso, é preciso ter em atenção as condições climatéricas no momento do transporte. O despacho de carga por via aérea chega ao seu destino de forma segura e rápida, sendo que se assume como a melhor solução para os pedidos que solicitam uma determinada janela horária. A única desvantagem no transporte de mercadorias a partir desta opção é o aumento progressivo do custo operacional.

 

Transporte marítimo

O transporte marítimo internacional é, sem dúvida alguma, a melhor forma de expedir grandes mercadorias, que têm flexibilidade no tempo de entrega, e apresenta um preço adequado quando comparado a um transporte mais rápido disponibilizado pela opção aérea. Esta solução é a mais conveniente para o despacho de mercadoria perigosa, equipamento de rolamento, bens perecíveis, entre outros. Várias empresas utilizam o transporte marítimo pela possibilidade de planear um serviço com baixo custo de gestão e, também, porque permite despachar carga com enormes dimensões e através de espaços com climatização controlada – por estas razões, a opção apresentada tornou-se bastante popular. Por outro lado, o tempo de trânsito associado para a chegada ao destino é um fator desencorajador para aqueles que necessitam de uma opção mais rápida, o que motiva várias empresas a escolher o transporte aéreo.

O transporte internacional de mercadorias ideal deve ser capaz de oferecer serviços relacionados com estas três modalidades, criando, assim, várias possibilidades de transporte para os clientes, que escolhem consoante as suas necessidades de envio. Antes de optar por uma delas, deverá ter em atenção alguns fatores como o tempo de entrega, custos associados com a chegada ao destino, dimensão dos itens transportados e outras considerações especiais, como o controlo de temperatura.

Selecionar a melhor solução para o transporte de cargas requer uma pesquisa antecipada e um balanço cuidado das suas pretensões de maneira a atingir os resultados esperados.

Caso esteja a expedir uma mercadoria entre países vizinhos – como entre Portugal e Espanha, ou entre os Estados Unidos da América e o Canadá – utilizar o transporte terrestre é, sem dúvida, a possibilidade com a melhor relação custo-eficiência. Muitas empresas de transporte disponibilizam um serviço de transporte em grupagem, o que permite baixar o preço total do transporte. Se tiver artigos que necessitam de controlo de temperatura ou itens de dimensões irregulares, assegure-se que escolhe uma transportadora que oferece estas opções sem custos demasiado elevados.

Se estiver a enviar artigos entre longas distâncias e com um dia indicado para a sua chegada, a melhor solução é o transporte aéreo, embora seja mais caro quando comparado com as outras opções. Neste caso, é preciso ter em conta que o serviço é mais rápido, seguro e tem a possibilidade de acrescentar especificações extra ao transporte.

O custo de transporte por via marítima é, geralmente, mais baixo do que o anterior, sendo que outra vantagem é a expedição transcontinental. Quando o período de entrega é aberto e mais flexível, esta solução apresenta-se como a melhor possibilidade. O despacho de carga a partir desta vertente é o ideal para artigos de grandes dimensões, que, através das outras opções, ficaria bastante dispendioso.

No caso da sua mercadoria ser alocada entre os diferentes métodos durante o transporte, irá precisar de se certificar que os contentores intermodais são compatíveis com os três modos de transporte, de maneira a tornar o processo simples e rápido – deverá verificar várias vezes para que o transportador não tenha de carregar e descarregar desnecessariamente a sua mercadoria durante o despacho da carga, devido à incompatibilidade. O transporte intermodal garante diferentes benefícios ao combinar as três soluções de envio de mercadorias.

No momento do transporte, assegure-se que a caixa/contentor utilizada não se encontra sobrecarregada, pelo que deverá procurar sempre uma empresa de transporte que ofereça as condições adequadas para a fácil execução do solicitado por si.

Se está a planear transportar mercadorias para Portugal ou para Espanha e está à procura de uma solução acessível para realizar o envio, desde pequenos itens, como caixas e malas, a grandes artigos e encomendas frágeis, a MUB cargo oferece uma extensa rede de transportadores e empresas de logística que operam a nível nacional e internacional. Através da plataforma online, o cliente tem acesso aos diferentes preços para um determinado serviço, detalhado pelo mesmo, e aos tempos de trânsito associados. Caso precise de realizar um transporte em segurança, a MUB cargo é o serviço que está à procura!

Para mais informações sobre o transporte internacional de mercadorias e as várias soluções de envio, visite o nosso website a partir de www.mubcargo.com.

transporte internacional de mercancías
empresa de transporte
COMPARE, ELIJA Y ENVÍE
Más de 400 transportistas verificados. Soluciones para todo tipo de mercancías.